Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024



3a. Semana do Advento
Ciclo do Natal

Evangelho do dia: São João 5, 33-36

Primeira leitura: Isaías 56, 1-3.6-8
Leitura do livro do Profeta Isaías:

1Isto diz o Senhor: 'Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se'. 2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3aNão diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: 'Por certo o Senhor me excluirá de seu povo'. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7- a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos'. 8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: 'Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos'.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 66 (67)

- Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

R: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

- Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

R: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

- A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

R: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5, 33-36

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário do dia por Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona (norte de África), Doutor da Igreja
Sermão 293, 4; ; PL 38, 1329

«João era uma lâmpada»

Por vontade de Deus, o homem enviado para dar testemunho de Cristo é tão grande em graça. que poderia ser tomado pelo próprio Cristo. Com efeito, «entre os filhos de mulher», afirma Jesus, «não surgiu nenhum maior que João Batista» (Mt 11,11). Se não há entre os homens quem seja maior do que este homem, Aquele que o ultrapassa é mais do que um homem. Grande testemunho que Cristo dá de Si mesmo! Porém, a olhos doentes e enfermos, dificilmente o dia dá testemunho de si; os olhos doentes põem-no em dúvida, apenas suportam a luz de uma lâmpada. E aqui está o motivo por que, antes de aparecer, o dia se fez preceder de uma lâmpada; e essa luz enviada aos corações fiéis confundirá os corações infiéis.

«Preparei uma lâmpada para o meu Cristo» diz David, o rei-profeta, no salmo (131,17). É Deus que fala pela sua boca: preparei João para ser o arauto do Salvador, o precursor do Juiz que há de vir, o amigo do Esposo aguardado. «Preparei uma lâmpada para o meu Cristo.»